Seguidores

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Aviões de Combate - P51 Mustang X Messerschmitt BF-109

 Em Setembro de 1939, teve inicio o maior conflito militar da História. Durante seis anos, lutas e batalhas memoráveis confrontaram Forças Aéreas aliadas e do Eixo.

Bf 109
Messerschmitt Bf 109 também conhecido como Me 109, foi um avião de caça alemão monoposto dos anos 1930 e 1940, que teve uma produção de mais de 33.000 unidades, sendo uma das aeronaves mais produzidas na história.

A sua construção teve início em 1934 sob a direcção de Willy Messerschmitt na então Fábrica Bávara de Aviões (Bayerischen Flugzeugwerken - daí a sigla Bf) em Augsburg-Haunstetten, Alemanha. O primeiro voo aconteceu em Maio de 1935, o Bf 109 foi posto a prova pela primeira vez na Guerra Civil Espanhola.

De 1937 até à Segunda Guerra Mundial todas as unidades de caça foram equipadas com esta aeronave e muitas as mantiveram recebendo permanentes melhorias até ao fim da guerra. Também outras numerosas forças aéreas adquiriram aviões deste modelo, por exemplo, Finlândia, Croácia, Roménia, Hungria e Suíça e ironicamente, o principal caça da Alemanha Nazi também serviu depois da guerra, outras forças aéreas como a Força Aérea Israelita nas primeiras guerras contra os Árabes.

O Bf 109 serviu também, além de sua função principal de caça, como caça-bombardeiro, caça nocturno e aeronave de reconhecimento.

P-51
O P-51 Mustang foi um caça norte-americano bem sucedido, com um longo alcance, que estabeleceu novos padrões de performance ao entrar em serviço em meio da Segunda Guerra Mundial e continua a ser referido como o melhor caça com motor-piston já produzido. A utilização em larga escala da versão C do P-51 Mustang pelas Força Aérea Americana e Real Britânica foi decisiva para o sucesso e continuidade dos bombardeamentos de longo alcance sobre a Europa ocupada, a Alemanha e seus aliados, pois o P-51 Mustang com um tanque de combustível extra poderia atingir autonomia de voo que lhe permitia escoltar na ida e na volta os bombardeiros aliados; era superior em combate aos caças alemães, excepção ao Me-262 que só entraria mais tarde no conflito e em número insuficiente para fazer frente aos anglo-americanos. Sendo assim o P-51 Mustang tinha capacidade de penetrar profundamente no território inimigo em missões defensivas de escolta ou ofensivas directas contra os caças alemães no seu próprio território; foi igualmente responsável, em boa parte, pelo sucesso aliado em anular a Luftwaffe e prejudicar o poderio industrial da Alemanha. A partir do segundo semestre de 1944, o P-51 foi utilizado com o mesmo fim no Pacífico contra os caças nipônicos em território inimigo, e principalmente à partir de Fevereiro de 1945, como caça de escolta aos bombardeiros americanos, tendo como base principal o aeródromo de Iwo jima. Os principais defeitos do P-51 Mustang era a fragilidade na parte inferior perante o fogo antiaéreo e a instabilidade de voo para manobrar quando armado com bombas ou foguetes, fez com que, para ataques terrestres, os aliados ocidentais tanto na Europa quanto no oriente, privilegiassem a utilização de outros aviões mais eficientes para este fim, como o Republic P-47 Thunderbolt, de fabrico americano ou o Hawker Tempest de fabrico britânico.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails