Seguidores

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A Medalha Esquecida

A Medalha Esquecida - O longa produzido e roteirizado por Ernesto Rodrigues é uma reconstituição histórica da vida do militar e atleta brasileiro, Adalberto Cardoso, que competiu na Olimpíada de Los Angeles, em 1932, depois de superar diversas dificuldades.
O Itaquicê foi um cargueiro que Getúlio Vargas disfarçou de navio de guerra para não pagar a taxa de travessia do Canal do Panamá e que teve a missão de levar a Delegação Olímpica Brasileira à Olimpíada de 1932, nos Estados Unidos. Transportava 55 mil sacas de café que não valiam quase nada depois da crise de 1929, dezenas de toneis de cachaça e uma orquestra de jazz que o transformaram em território livre da Lei Seca, enquanto esteve retido no Porto de Los Angeles, por falta de pagamento da taxa portuária.
A bordo, cariocas e paulistas que formavam um retrato do Brasil nos anos 30 e que souberam, em alto mar, que estavam em guerra uns contra os outros, com a eclosão da Revolução Constitucionalista. Também a bordo, uma tripulação da Marinha com a missão de levar o Brasil às Olimpíadas, 82 atletas sem chance alguma de medalha, alguns sem dinheiro até para desembarcar e disputar a competição, e muita festa.  
O herói era um dos atletas da delegação, o marinheiro Adalberto Cardoso, que passou a ser o "Iron Man" (Homem de Ferro) da Olimpíada de 1932 depois de pegar uma carona de 600 quilômetros, chegar em Los Angeles exausto e insone, dez minutos antes da largada da prova dos dez mil metros, largar com um uniforme emprestado e levar o estádio olímpico ao delírio e às lágrimas, em sua determinação de terminar a prova.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails