Seguidores

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sobibor, 14 Outubro 1943, 16 Horas

No ano em que se assinala os 70 anos da libertação de Auschwitz, a RTP2 emite um documentário sobre a revolta dos prisioneiros do campo de extermínio de SobiborSobibor, 14 de outubro de 1943, 16:00 é um documentário de 95 minutos realizado por Claude Lanzmann sobre a revolta dos prisioneiros do campo de extermínio de Sobibor, em 14 de outubro de 1943.
Este documentário é composto por uma mistura de filmagens realizadas em 2001 e por uma entrevista a Yehuda Lerner de 1979, que fala em hebraico.
Yehuda Lerner é uma testemunha direta dos acontecimentos que tiveram lugar durante esta revolta e na qual participou ativamente. Esta entrevista foi realizada no período em que Lanzmann Claude realizou o seu filme Shoah, mas, posteriormente, decidiu não incluí-la, reservando-a para um futuro documentário.
Yehuda Lerner conta a sua história de jovem prisioneiro judeu, que consegue fugir de vários campos, sendo sempre recapturado, e que, mais tarde, se junta a um grupo de prisioneiros do Exército Vermelho.
É este grupo que fomentará a revolta cujo ponto alto é o assassinato simultâneo de oficiais nazis numa data e hora específica em vários pontos do campo de Sobibor, nome que deu origem ao título do documentário.
Esta operação permitiu a fuga de centenas de prisioneiros, o massacre de outros tantos e a destruição do acampamento pelos nazis pouco tempo depois.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails