Seguidores

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Krieg in der Arktis - Guerra do Ártico

Episódio 01: Tempestade no Norte
 Noruega na primavera de 1940: um país pacífico. A Segunda Guerra Mundial havia poupado o norte da Europa até aquele momento. No entanto, a Inglaterra e a Alemanha estão igualmente interessadas em usar o flanco estrategicamente importante do Oceano Ártico para seus objetivos de guerra. Hitler coloca tudo em um mapa, envia a marinha, a força aérea e o exército em uma ação militar altamente arriscada. Operação Weserübung começa. Em pouquíssimos lugares, os acontecimentos da guerra podem ser entendidos tão claramente quanto no extremo norte da Europa. Os autores do documentário vão em busca de pistas em um país remoto - gelado, deserto. Eles seguem o caminho dos caças austríacos de montanha de suas localizações ao sul dos Alpes, muito além do Círculo Ártico, conversando com pessoas cujas vidas foram decisivamente moldadas pela relação entre ocupantes e ocupados. E eles encontram histórias que mais uma vez provam os planos megalomaníacos de Adolf Hitler. Em dois anos de trabalho, foi possível elaborar um documento contemporâneo, que se destaca, sobretudo, pela alta proporção de fotografias originais, até então desconhecidas. "Guerra no Ártico - Tempestade no Norte" é um filme no rastro de uma história quase esquecida.
Episódio 02: Terra Queimada
Norte da Europa no inverno de 1941. A guerra grassa no Ártico. As tropas alemãs estão na Finlândia e na Noruega - cruzaram a fronteira com a União Soviética junto com o exército finlandês. Seu objetivo é a conquista do porto de abastecimento sem gelo de Murmansk e da linha férrea que liga a cidade a Leningrado. Mas a tempestade no norte do Ártico termina em um fiasco: as tropas sob o general alemão Dietl ficam paradas depois de alguns quilômetros na tundra sem trilhas. Eles estão longe de seu objetivo de ocupar Murmansk. Os soldados passam por anos de privação em um mundo gelado e misantrópico. Apenas no interior, no coração da Lapônia, em muitos lugares, nada do tumulto da guerra do Ártico é sentido - por enquanto. As pessoas do país se organizam com os alemães, vivem uma vida despreocupada em muitos lugares e até encontram famílias com os soldados.
Mas em setembro de 1944, a vida em comum chega a um fim repentino: os alemães precisam deixar a Finlândia - a tragédia na frente agora segue em muitos lugares uma catástrofe familiar. O documentário descreve a luta pela sobrevivência na frente do Ártico de uma maneira impressionante, mostra o destino das meninas finlandesas cuja necessidade de segurança as levou aos braços dos soldados alemães. Imagens inéditas de arquivos e propriedades privadas na Finlândia, Rússia, Suécia, Áustria e Alemanha descrevem uma história de guerra, que pertence aos lados pouco conhecidos da Segunda Guerra Mundial até hoje.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails